Programação DERMATOLÓGICA

Olá! Bem vindo ao curso Dermatológica!

Confira nossa programação:

20/11 (Sábado):

9:00 – 10:30 – Aula 1: Mitos e verdades da Dermatologia (Prof. Joaquim Diogo)

Para conhecer os mitos e as verdades da Dermatologia, é preciso conhecer a pele. Vamos fazer uma revisão da anatomia, histologia e fisiologia da pele para que os mitos caiam por terra e as verdades sejam exaltadas.

10:30– 12:00 e das 14:00 – 15:30 – Aula 2 e 3: Exames complementares: (Prof. Felipe Cunha)

Não faço exame porque não sei qual escolher ou solicitar para cada caso”. Nestas duas aulas será apresentado ao aluno, de uma forma prática e objetiva, os exames que podem ser realizados e interpretados na rotina clínica, agregando melhorias no seu diagnóstico, resultados do tratamento e retorno financeiro. Dentre eles, estão os exames de raspado cutâneo, teste com fita adesiva, citologia cutânea, cultura fúngica, tricograma, cultura e antibiograma, biópsia cutânea, teste com lâmpada de Wood, entre outros.

15:30 – 18:00: Aula 4 – Fúngicas (Prof. Renata Novais)

“Atendo muitas micoses na minha rotina”. A rotina das dermatopatias fúngicas não é bem como parece. Muitos são os casos de infecções bacterianas confundidos com micoses. Além disso, as dermatopatias fúngicas compreendem algumas zoonoses que requerem cuidados extensivos com os tutores. Nesta aula, a abordagem é objetiva na distinção entre os diagnósticos diferenciais, minimizando os erros por parte do profissional.

21/11 (Domingo):

9:00 – 12:00 – Aula 5: Bacterianas (Prof. Felipe Cunha)

“Estima-se que, a partir de 2050, 10 milhões de pessoas morrerão por ano como consequência de infecções associadas a agentes infecciosos resistentes.”. Sabendo isto, um novo olhar sobre as infecções bacterianas, envolvendo diagnóstico e terapêutica moderna, será oferecido aos alunos, trazendo o conhecimento essencial para a mesa do consultório.

04/12 (Sábado):

9:00 – 12:00 – Aula 6: Parasitárias (Prof. Felipe Cunha)

Sarna demodécica tem cura!”. Sabendo que as doenças parasitárias podem ser muito parecidas e que, nos últimos anos, importantes estudos e avanços foram realizadas sobre a compreensão destas doenças, os professores trazem neste módulo uma visão prática e informativa, envolvendo a quebra de antigos mitos sobre doenças importantes.

14:00 – 17:00 – Aula 7: Otites (Prof. Renata Novais)

Tenho um otológico preferido que costuma funcionar sempre!”. O objetivo desta aula é ensinar o aluno a minimizar os erros de diagnóstico e tratamento, entendendo as otites quanto às suas classificações, causas e fatores perpetuantes. A partir de agora, o aluno entenderá que a otite, na maioria dos casos, faz parte de um contexto, e isso favorecerá a melhores resultados com seus pacientes. O aluno aprenderá como e quando utilizar a citologia e a cultura a seu favor para acertar mais.

05/12 – Domingo:

9:00 – 12:00 – Aula 8: Alérgicas (Prof. Renata Novais)

“Já indiquei troca de ração, de desinfetantes, de tudo e nada adianta”. A dermatite alérgica pode ser abordada de forma menos complicada e é assim que este tema será abordado. Nesta aula, a maior casuística da clínica de pequenos animais será debatida de forma descomplicada e mais racional, proporcionando resultados mais assertivos para os clínicos de cães e gatos.

08/12 – Quarta-feira:

20:30 – Aula 9: Testes alérgicos e Imunoterapia na DAC (Prof. Raphael Rocha)

O objetivo dessa aula é entender os conceitos por trás da imunoterapia nas doenças atópicas, explorando as técnicas de realização e os resultados clínicos dos testes alérgicos e da imunoterapia em cães atópicos.

%d blogueiros gostam disto: