A realização de exames complementares é de fundamental importância para o Médico Veterinário Dermatólogo, sendo realizados de forma prudente e de acordo com a necessidade de cada caso. Os exames microscópicos são colhidos e interpretados pelo próprio profissional (exame citológico, raspado de pele e tricografia), proporcionando uma interpretação individual que cada caso clínico merece. Os demais exames (exames de sangue, urinálise, cultura e antibiograma, exame micológico e biópsia) são colhidos e enviados para laboratório veterinário especializado, garantindo uma maior confiança nos resultados. A seguir listamos de forma resumida alguns exames que realizamos rotineiramente e que contribuem para termos resultados satisfatórios no diagnóstico e tratamento.
Raspado de Pele:
É um exame realizado nos casos onde há suspeita de ectoparasitas microscópicos, como determinados ácaros que cursam com diversas doenças cutâneas e podem causar diversos sintomas.
Exame citológico:
É um exame microscópico que oferece ao clínico informações sobre presença de bactérias, fungos, células inflamatórias ou de outros processos patológicos, auxiliando o processo diagnóstico.
Tricografia:
É um exame microscópico auxiliar no diagnóstico de diversas causas de perda de pelos. Além disso, é muito valioso na avaliação do estado de atividade do folículo piloso e de alterações fisiopatológicas do pelo.
Biopsia tegumentar:
É realizada sobe anestesia em clínicas conveniadas e encaminhada para laboratório terceirizado. Permite uma observação histológica da pele, podendo trazer informações não presentes em outros exames.
Exame micológico (fungos):
É um exame indicado nos casos onde há a suspeita de fungos presentes na pele de forma patológica.
Cultura e antibiograma:
É um exame realizado em laboratório veterinário especializado (terceirizado) e tem como finalidade a identificação de qual bactéria está atuando no processo em questão, além da listagem de quais antibióticos serão eficazes ou não em relação a este microorganismo. Desta forma o tratamento se torna mais eficaz e seguro para o animal e menos oneroso para o tutor.
Exames de sangue, hormonais e urinálise:
São exames que refletem a fisiologia do animal e que trazem informações importantes em relação ao estado de saúde do paciente antes, durante e após o tratamento. Além disso, algumas aferições de níveis hormonais podem ser necessárias para detectar-se alguma doença endócrina. Geralmente são colhidos pelo próprio profissional que encaminha o material para laboratório veterinário especializado, garantindo uma maior confiança nos resultados.
Lâmpada de wood:
Importante para visualização de diversas alterações na pele. Utilizada, sobretudo, para auxiliar no diagnóstico da dermatofitose, uma micose que pode atingir cães, gatos, homem e outras espécies.