O atendimento dermatológico

Você sabia que um atendimento dermatológico veterinário pode durar de 1 a 2 horas? E que durante o atendimento podem ser realizados diversos exames? Conheça a seguir um pouco de como é realizado o atendimento focado nesta especialidade.

Você certamente cuida ou conhece alguém que possua algum animal de estimação com problemas de pele, certo? Isto não é por acaso: Atualmente a Dermatologia Veterinária possui uma grande casuística na rotina clínica do Médico Veterinário, e estudos demonstram que de 40 a 60% dos atendimentos realizados em um consultório são motivados por problemas de pele. Coceiras intensas e frequentes, mau cheiro, “caspas” e vermelhidão ou escurecimento na pele são queixas comuns pelos tutores que revelam uma queda na qualidade de vida de seus animais.

atendimentocomofunciona

Para resolver estes problemas e pensando na qualidade de vida dos animais, surgiu a especialidade da Dermatologia Veterinária, que possui uma própria metodologia para se chegar a um diagnóstico e tratamento.

Durante a consulta, que geralmente possui cerca de 1 a 2 horas de duração, uma grande abordagem é realizada durante a anamnese e diversos temas são conversados acerca do problema em questão. Informações sobre a eficácia dos tratamentos já utilizados, idade de início dos problemas, informações sobre os outros animais de casa e sobre a alimentação são apenas alguns dados dentro de um questionário detalhado e realizado com muita calma. Neste momento é comum que os tutores questionem o Médico Veterinário acerca de suas diversas dúvidas, sendo esclarecidas imediatamente. Após, um exame clínico atento focado nas lesões cutâneas é realizado, observando-se a individualidade de cada caso. Para isto, diversos equipamentos podem ser utilizados pelo Médico Veterinário Dermatólogo, que vale-se do auxílio destas ferramentas para direcionar o seu diagnóstico.

Por fim, a Dermatologia de cães e gatos requer a realização de exames complementares, que são essenciais para o clínico em seu processo de diagnóstico. Entre eles estão os raspados de pele, exames citológicos, tricografias, biópsias, culturas e antibiogramas, entre outros. Estes exames podem ser, em sua maioria, realizados rapidamente no ato da consulta e interpretados no próprio local, e isto faz com que o profissional possa avaliar cada caso individualmente e pessoalmente, podendo ele mesmo identificar mais detalhadamente no microscópio as alterações que viu no seu paciente. Quando são necessários, exames mais complexos podem ser encaminhados a um laboratório especializado ou, ainda, no caso da necessidade de biópsia, o animal é submetido ao procedimento em uma clínica veterinária com todo o suporte necessário.

É importante salientar  que devido a complexidade desta especialidade e lesões/doenças muito semelhantes entre si, o diagnóstico pode ser demorado e, muitas vezes, vale-se o clínico de alguns meses para chegar a um diagnóstico. Para isto, retornos e avaliações constantes são necessárias para fazer com que todo o processo de identificação da doença seja confiável e permita um tratamento eficaz e ético.

Agora você já conhece um pouco de como o atendimento dermatológico é realizado. Ele possui pequenas regras que devem ser seguidas para um sucesso no diagnóstico e tratamento e, é claro, existem diversas outras questões que discutiremos aqui nos próximos posts.

Seu animal possui algum problema de pele? A qualidade de vida dele é influenciada por isso? Clique aqui para conversar conosco e agendar uma consulta ou nos recomende para seu amigo(a) que está precisando!

Foto-pro-site-perfilFelipe Cunha é Médico Veterinário Dermatólogo. Graduado pela Universidade Federal de Pelotas, é Especialista em Clínica Médica de Animais de Companhia (MEC-UFPel) ao concluir o programa de Residência, no qual dedicou atenção e com prometimento com a Dermatologia Veterinária, obtendo destaque no ramo. Há diversos anos se dedica ao estudo e prática da Dermatologia Veterinária, comparecendo a congressos nacionais e internacionais e realizando cursos específicos da área. Realizou durante 1 mês vivência na Argentina com grandes nomes da dermatologia veterinária mundial. Ministra palestras com o tema dentro e fora do estado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s