Overgrooming em felinos: você sabe o que é?

Overgrooming é o excesso de lambedura nos felinos, enquanto o “grooming” é entendido como a “auto-limpeza”. Mas por quê o overgrooming acontece? Leia abaixo e vamos conversar um pouco :).

overgrooming

Curiosamente, as principais causas são o estresse e a coceira. Sim! Os gatos se lambem excessivamente por coceira. E esta é a principal manifestação da coceira em gatos, o que torna eles mais fantásticos ainda!

• E o que pode gerar coceira em gatos? Alergias, parasitas, bactérias, fungos, entre tantos outros motivos.
  • E o que pode gerar estresse em gatos? Perda de entes queridos, divórcios, chegada de um novo membro na família, luto, e coisas que a gente nem imagina.

✔️Felizmente o tratamento costuma ser bem efetivo, desde que através de uma consulta PERSONALIZADA se identifique a CAUSA do problema. É importante observar o ambiente e tudo que está em torno do animal, e não apenas as lesões. Por isso, eu gosto que meus atendimentos em felinos sejam em domicílio (eles agradecem!).

O seu gato se lambe mais do que o normal? Apresenta falhas de pelo ou feridas pelo corpo? Converse comigo e vamos buscar o motivo disso! (53) 991071204 (WhatsApp).

M.V. Felipe Cunha – Dermatologia Veterinária em Pelotas, Rio Grande e região.
Pós-graduando em Dermatologia Veterinária – Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo

#dermatologiadefelinos #dermatologiaveterinária #saúdeúnica #saúdedafamília #dermatovet #felinos