Evolução no diagnóstico e tratamento de otites

As otites, basicamente definidas como “inflamação da orelha”, são muito comuns na rotina dermatológica, gerando coceira, mau cheiro, acúmulos de líquidos, dor e até mesmo sinais neurológicos em casos mais graves. Quem trata delas é o Médico Veterinário Dermatólogo, pois a origem destes problemas é uma inflamação na pele das orelhas.

Entre as causas mais comuns estão as doenças alérgicas, parasitas, pólipos e tumores. Muitas delas acabam por tomar um curso crônico e recorrente (“trata e volta”), e principalmente nestes casos precisamos de um estudo avançado para o diagnóstico correto. Afinal, é necessário compreender melhor o que está acontecendo.  

Por isso, visando trazer uma evolução no diagnóstico para meus pacientes, agora Pelotas e região conta com a Otoendoscopia, que é o exame recomendado mundialmente para diagnosticar as causas das Otites crônicas ou de repetição em cães e gatos. Estou muito feliz com a parceria realizada com os competentes colegas da Dermalove, que são referências no assunto.

O exame consiste na introdução de uma fibra + câmera dentro da orelha, permitindo imagens de alta definição e proporcionando uma abordagem moderna para um diagnóstico detalhado. Além disso, o exame também possibilita lavagem ótica (em casos de coleções líquidas), coleta de material para histopatologia (em casos de pólipos e tumores), cultura e antibiograma (em caso de infecções) além de miringotomia (para alívio de pressão em casos de otite média/interna), sendo, portanto, um método de diagnóstico e tratamento.

E aí, o que achou? Me envie uma mensagem para saber mais 🙂

(53) 991071204

Felipe Cunha – Dermatologia Veterinária

CRMV-RS 13750

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s